Não é novidade nenhuma que eu adoro cozinhar (lembrando que isso não inclui picar cebola e arrumar cozinha) e vou postar aqui no blog algumas receitinhas que testo e aprovo!
Na minha ida a Itaúnas-ES experimentei um camarão no coco verde e decidi que faria essa receita em casa também. Pesquisei alguma coisa na internet mas no final acabei criando minha própria receita.
Postei no face foto desse prato e muitas pessoas me pediram a receita, então vou postar bem explicadinho aqui para até os mais leigos em cozinha conseguirem fazer essa delícia!!
Além de ser um prato super charmoso é déli déli!
|
Camarão cremoso no coco verde acompanhado de Arroz de manga
|
Ingredientes:
- 2 cocos verdes mais novos (daqueles que tem a massinha do coco um pouco mole ainda - Na verdade um dos cocos vai servir apenas de "vasilha", então o que precisa meeeesmo é de apenas 1 coco se você for servir o arroz em vasilha separada)
- 600 gramas de camarão para molho (eu usei o miudinho, mas tudo vai depender do seu poder aquisitivo no momento, quanto maior o camarão, melhor. Mas como o coco não é muito grande, o limite de um camarão sem casca de uns 4cm é o suficiente)
- Meio limão espremido
- Meio copo de requeijão de ervas finas (gosto do da Itambé)
- Meia caixinha de creme de leite
- 1 cebola pequena bem picadinha (eu gosto que a cebola suma)
- 1 tomate médio picado
- Meio pimentão amarelo picadinho
- Coentro, salsinha e cebolinha (cheiro verde) picadinhos (um maço pequeno de cada. O coentro é forte, eu uso menos)
- 1 copinho de cachaça
- Muçarela ralada para gratinar
- Arroz (para 2 pessoas: 2 xícaras de arroz cozido e temperado normalmente)
- 2 mangas picadas (usei a manga ubá, mas acho que pode ser qualquer uma)
- 1 colher de manteiga
- Azeite para refogar
Arrumando o coco:
Com uma faca grande e bem amolada (uso um facão que meu padrasto usava no açougue) tire uma tampinha da parte de baixo do coco (apenas para que ele consiga se manter de pé). Na parte de cima faça uma abertura mais ou menos do tamanho da suas mãos quando unem os dedos fazendo um círculo (olhem a foto do prato pronto que fica mais fácil entender).
Mantenha a massinha do coco dentro do coco que for servir o camarão.
O outro coco, que vai ser utilizado apenas como "vasilha" para o arroz, pode retirar a massinha e comer (eu amo!!).
Reserve a água do coco.
Para o molho de camarão:
Lave os camarões e deixe no tempero uns 10 minutos (usei alho socado, sal, ajisal, pimenta do reino e um pouco de limão espremido)
Numa panela refogue a cebola no azeite (eu gosto de deixar ela quase sumir), junte o tomate e o pimentão e deixe cozinhar um pouquinho, cerca de 5 minutos (nessa hora eu coloquei 1/2 copo da água de coco e deixei cozinhar junto) e reserve.
Numa frigideira bem aquecida refogue o camarão no azeite (cerca de 3 minutos, senão ele fica borrachudo). Quando a água que o camarão soltar começar a secar, coloque a cachaça e flambe o camarão (para flambar, basta colocar a cachaça e inclinar a frigideira em direção ao fogo, o fogo vai permanecer na panela por menos de 1 minuto.)
Quando o fogo apagar, junte o camarão ao molho de tomate, pimentão e cebola, acrescente o requeijão, o creme de leite e o cheiro verde e acerte o sal (pode usar caldo sazon "Sabores do Nordeste" que dá um gostinho bom também) e coloque tudo dentro do coco salteando a muçarela ralada por cima (cuidado para a muçarela não cair na beirada do coco fora do molho, senão ela queima no forno e fica feia). Coloque em forno médio até a muçarela gratinar bem.
Dica 1: Se você aquecer o coco no forno por uns 10 minutos antes de colocar o molho este ficará mais quente, no entanto o coco ficará mais feio (escuro), mas isso é apenas questão de estética, eu aconselho a deixar o coco no forno antes.
Dica 2: Quando for se servir do molho de camarão não se esqueça de raspar o coco, essa massinha dá um sabor todo especial ao prato!
Para o arroz com manga:
Em uma frigideira refogue em fogo baixo a manga picadinha na manteiga até que ela fique bem macia e comece a desmanchar. Coloque uma pitadinha de sal e junte ao arroz já cozido. Sirva no coco também!
Prontinho! Pode tirar foto e postar no instagram! Ahahaha!
Para harmonizar, minha dica é um vinho rosê seco. Tomei o chileno Toro D´oro e adorei. É bem leve e realça o sabor do camarão. Na minha humilde opinião, um vinho tinto iria tirar o sabor do prato.
Outra dica: Para mim a apresentação do prato é fundamental. Capriche na decoração sempre, em qualquer prato! Tudo fica até mais gostoso quando enche os olhos. Eu forrei uma bandeja com folhas de taioba (era o que eu tinha, mas pode usar qualquer folha verde como couve, folha de repolho, folha de bananeira e etc.), coloquei os cocos e umas florzinhas artificiais que eu tinha. Achei que ficou um charme!!!
Bom apetite!!