segunda-feira, 17 de março de 2014

Salmão grelhado acompanhado de palmito pupunha assado na manteiga com ervas e especiarias

Oi Gente! Muito tempo que não posto nada aqui,né? É que estava meio sem tempo...Resolvi virar panicat e estava dedicando minhas noites à (com ou sem crase?? Ixi..) academia, mas aí vi que não deu resultado nenhum, meu joelho virou um bagaço e voltei pro mundo digital mesmo!

Vou postar uma receita que fiz no fds e tô apaixonada!

Ah, antes de falar da receita, deixa eu contar de um clube do vinho que estou participando: É o CLUBE WINE. Nossa, é muito bacana! Estou no nível, digamos, mais modesto do clube (Clube One) mas ainda assim estou muito satisfeita! Todo mês recebo em casa dois exemplares de um vinho de boa qualidade, geralmente fabricados no mesmo país e com o mesmo tipo de uva. Na revista que acompanha os vinhos vem explicando a origem do produto, suas qualificações e diferenças entre um e outro, além de sugestões de pratos para harmonizar (mas como não sei seguir receita, inventei a minha mesmo!).

O prato escolhido para harmonizar com o vinho (Português, tinto seco, Quinta do Carmo) foi um salmão grelhado acompanhado de palmito pupunha assado na manteiga com ervas e especiarias.

O palmito pupunha eu comprei no Mercado Central, em Belo Horizonte. Em João Monlevade eu não sei onde vende.
Quando comprei eu não tinha a menor ideia do que faria com o palmito, mas "senti" que alguma coisa boa ele teria que virar. Fiz uma conserva com a metade (amo conservas e com esse palmito ficou TOP, ótima para acompanhar uma cerveja geladinha!) e congelei essa tora para fazer numa outra ocasião... Acho que achei uma boa oportunidade de utilizá-la!!



Receita para 02 pessoas:

Você vai precisar de:

1 tora de palmito pupunha in natura
1 pedaço generoso de salmão
Suco de 01 Limão
01 colher de manteiga
03 colheres de vinagre de álcool
Azeite (eu gosto de muiiiiito azeite)
1 charuto para distrair o namorado
Tempero de ervas (você usa o que tiver em casa, eu usei:)
- Manjericão fresco
- Alecrim fresco
- Ervas de Provence
- Ras es Hanout (é um tempero que leva gengibre, açafrão, canela, coentro, cravo, cominho e algumas pimentas - Comprei no Verdemar em Bh, vale a pena ter um na cozinha)
- Pimenta branca em pó
- Noz moscada
- sal
- Aji sal

Obs: Para as ervas e temperos secos a medida é mais ou menos 1 colherinha de chá ou uma ponta de faca de cada!

Comecei temperando o salmão só com sal e suco de 1/2 limão e reservei (a outra metade você vai usar no palmito). Quando o palmito já estava nos 10 minutos finais do forno, eu grelhei o salmão com azeite.

O palmito era de mais ou menos 40cm, então dividi ele em dois e depois cortei no sentido do comprimento.
Passei um pouco de sal em todo o palmito e coloquei na assadeira.

Fiz a manteiga de ervas assim: Derreti mais ou menos a manteiga no microondas, coloquei azeite e todas aquelas ervas que escrevi acima + sal + aji sal + vinagre + suco de 1/2 limão.

Misturei bem e fui pincelando o palmito. (Fiz pequenos cortes no palmito para o tempero entranhar bem).
Tampei a assadeira e deixei assando em forno médio por uns 30 minutos. Depois retirei a tampa e deixei mais 10 minutos no forno para o caldo do tempero dar uma reduzida (nesse momento já coloquei o salmão para grelhar)


1. Palmito cortado no sentido do comprimento  2. Manteiga misturada às ervas e demais temperos  3. Palmito regado com o tempero pronto para assar

Gente, vocês não tem noção de como isso ficou bom!!!

Núúúúu!!! O palmito ficou bem macio e tinha um "Q" adocicado que em contraste com as ervas e o apimentadinho ficou divino!!





Essa receita é mole, mole de fazer e impressiona seus convidados porque fica muito linda!!
Não vejo a hora de experimentar minha outra garrafa de vinho e bolar mais um prato déli déli!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário